Carlos Moreira, gestor do Think Plastic Brazil (Portfólio de soluções que apoiam o setor de produtos transformados plásticos no processo de internacionalização), projeto setorial criado pelo INP (Instituto Nacional do Plástico) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) esteve nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro em Brasília, participando por meio de convite oficial da ApexBrasil e MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) das Rodadas de Conversa dos Adidos Agrícolas Brasileiros com Entidades do Agronegócio, durante o 4º Encontro dos Adidos Agrícolas Brasileiros.
De acordo com o MAPA, atualmente existem 28 adidos agrícolas brasileiros designados junto às representações diplomáticas no exterior, com previsão de ampliação, ainda em 2022, para 29 adidos em 27 postos. O adido agrícola atua na abertura, manutenção e ampliação de mercados para o agronegócio brasileiro, contribuindo para geração de divisas e empregos no Brasil. Tem o papel de identificar oportunidades, desafios e possibilidades de comércio, investimentos e cooperação. Para isso, mantém interlocução com representantes dos setores público e privado e interagem com relevantes formadores de opinião na sociedade civil, imprensa e academia. As missões de assessoramento em assuntos agrícolas permitem ao adido atuar, cumulativamente, em mais de um país. A duração da missão é de até quatro anos consecutivos, não prorrogáveis.
A sugestão para participação no encontro partiu do gestor ApexBrasil do convênio, Emerson Raiol, que já trabalhou no MAPA como coordenador de promoção comercial. “Os Adidos Agrícolas são peças fundamentais para as exportações brasileiras, que não se limitam apenas à alimentos e bebidas, mas também aos insumos, implementos e tecnologias. Os adidos são profissionais com formação, atuação e conhecimento de toda cadeia do agro, desde a produção no campo, passando pelo beneficiamento industrial até a certificação e comercialização dos produtos. Logo, a aproximação do Think Plastic Brazil com os Adidos Agrícolas é essencial para ampliar a divulgação do nosso portifólio junto ao um público especializado que poderá criar novas oportunidades de negócios para as empresas apoiadas”, disse Raiol.
Moreira encontrou-se com os adidos do Vietnã, Tailândia, África do Sul, Angola, Arábia Saudita, Egito, Argentina, Colômbia, EUA, México, Peru e Singapura (ordem de reuniões realizadas). “O encontro foi fundamental para o aprimoramento de ações na vertical de agrobusiness e reforça a importância dos plásticos transformados para a expansão internacional brasileira dentro do universo agrícola”, disse Carlos Moreira.
Entre as ações previstas para 2023 estão a promoção de webinars para a vertical de plásticos transformados para agrobusiness e a colaboração conjunta no III World Plastic Connection Summit, que acontecerá de 21 a 24 de agosto em São Paulo (SP).