Lançamento do Color Trend 2025 e pré-lançamento do IV World Plastic Connection Summit: inovação, design e sustentabilidade em foco

Color Trend

WPCS

O Think Plastic Brazil, portfólio de soluções para o setor de produtos transformados em plástico no processo de internacionalização para os mercados-alvos, realizado por meio de uma parceria entre a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e o INP (Instituto Nacional do Plástico), mergulhou no mundo do plástico de maneira inovadora e sustentável durante o lançamento do Color Trend 2025 e pré-lançamento do IV World Plastic Connection Summit. O evento, realizado na última sexta-feira (21), reuniu grandes nomes do setor, consolidando-se como um marco importante para a indústria brasileira de plásticos transformados.

Um dos projetos do ecossistema do World Plastic Connection Summit, o Color Trend é um guia internacional de tendências de cores com foco e pesquisa a partir de uma visão brasileira, dedicado à indústria de plásticos transformados. Produzido em três idiomas, o estudo oferece uma cartela completa que orienta o setor no ano seguinte à sua publicação. Nesta edição, a premiada arquiteta Gabriela de Matos assinou o estudo, trazendo uma visão inovadora e culturalmente rica.

Carlos Moreira, diretor-executivo dos projetos do INP e do Think Plastic Brazil, destacou a importância do evento e do trabalho de Gabriela de Matos. “O lançamento do Color Trend 2025 é um legado que está sendo deixado pela Gabriela de Matos, que representa a força feminina, a diversidade, que enriquece tanto o nosso país. O Color Trend é para empresas visionárias que começam a entender que a cor, com as histórias de um país culturalmente rico, é algo que queremos mostrar para o mundo.”

O evento contou com diversos visitantes e parceiros, proporcionando um espaço de networking e troca de conhecimentos. José Ricardo Roriz Coelho, presidente do Conselho do Instituto Nacional do Plástico (INP), presidente do Conselho da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST) e presidente do Conselho do Sindicato da Indústria de Material Plástico (SINDIPLAST), destacou o crescimento do evento e sua importância para o setor brasileiro de plástico, enfatizando que o evento se consolidou como um marco significativo. Ele também ressaltou a evolução do formato, condensando os conteúdos em um único dia para atender às demandas do setor, e expressou sua satisfação com a continuidade do Color Trend, que alcança sua quarta edição este ano, destacando a valorização dos criadores e da imagem brasileira.

Com o sucesso do lançamento do Color Trend 2025, as atenções agora se voltam para o IV World Plastic Connection Summit, que será realizado entre 8 e 10 de abril de 2025. Esse é o principal encontro brasileiro do setor industrial de plásticos transformados e reúne toda a cadeia do plástico para discutir estratégias globais e promover a inovação, o design e a sustentabilidade.

Representando Edison Terra Filho, presidente Executivo do Instituto Nacional do Plástico (INP), presidente Executivo do Sindicato da Indústria de Resinas Plásticas do Estado de São Paulo (SIRESP), presidente Executivo da Asociación Química y Petroquimica Latinoamericana (APLA) e vice-presiente de Negócios de Olefinas e Poliolefinas da Braskem na América do Sul, Márcio Sanitá, membro do comitê estratégico do Think Plastic Brazil e diretor de comunicação e serviços da Braskem, enfatizou a importância do Summit como um evento de relevância para o setor. Ele destacou que os temas de design, inovação e sustentabilidade devem evoluir de forma conjunta para impulsionar uma economia circular mais robusta, delineando um papel crucial para o Brasil como protagonista nesse cenário. Sanitá ainda ressaltou a clara contribuição do Think Plastic nesse percurso em direção à liderança brasileira.

Durante o pré-lançamento, foram reafirmados compromissos assumidos na edição anterior, como destacou Sanitá. Ele mencionou a implementação dos compromissos de tornar o setor brasileiro de transformação em referência em inovação, design e sustentabilidade, ampliar a presença em eventos internacionais, diversificar mercados para incluir África e Oriente Médio, introduzir uma nova categoria expert plus, e expandir atividades nas áreas de brinquedos e puericultura.

Maria Paula Sobral Velloso, gerente de indústria e serviços da ApexBrasil, destacou a longevidade e o sucesso da parceria entre a ApexBrasil e o INP: “São 21 anos de parceria, juntos estamos trabalhando em prol do Brasil e na promoção internacional. Esse tripé de sustentabilidade, inovação e design nos diferenciará no mercado internacional, onde buscamos competitividade. Sem isso, não conseguiremos alcançar o espaço no setor que vem crescendo.”

O lançamento do Color Trend 2025 e o pré-lançamento do IV World Plastic Connection Summit reafirmam o compromisso da indústria brasileira de plásticos transformados com a inovação, o design e a sustentabilidade. Esses eventos não só destacam a força e a criatividade do Brasil, mas também posicionam o país como um líder global na promoção de uma economia circular e sustentável.

As inscrições para o IV World Plastic Connection Summit já estão disponíveis e são gratuitas. Para se inscrever, basta acessar o site oficial do evento: https://worldplasticconnectionsummit.com/

Data: 8 a 10 de abril de 2025

Local: Novotel Center Norte | São Paulo

Av. Zaki Narchi, 500 – Vila Guilherme –São Paulo – SP

Sobre o Think Plastic Brazil

O Think Plastic Brazil começou suas atividades com 38 empresas e, ao longo dos últimos 20 anos, expandiu sua participação para mais de 220 empresas. Nesse período, o Portfólio promoveu 4.773 participações de empresas do setor em 240 projetos especificamente de Promoção Comercial, resultando em 64.366 reuniões. O impacto econômico foi significativo, com mais de US$ 1,247 bilhão em negócios gerados e um investimento total de US$ 12,338 milhões, alcançando um ROI impressionante de USD 101,04 para cada dólar investido.

Para aqueles interessados em se juntar ao Portfólio, entre em contato com Richard Assis pelo e-mail richard.assis@thinkplasticbrazil.com ou visite o site thinkplasticbrazil.com

Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

Sobre o INP

Fundado em 1989, o Instituto Nacional do Plástico (INP) surge em meio ao processo de globalização e da necessidade de tornar o mercado plástico mais competitivo internacionalmente. Sua força e representatividade se dão devido à união da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST), da Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM) e do Sindicato das Indústrias de Resinas Sintéticas no Estado de São Paulo (SIRESP).

O objetivo do INP, como entidade tecnológica setorial, é ser a vertente de toda a cadeia produtiva do plástico no Brasil. Para isso, a entidade mantém um extenso programa de qualificação da mão de obra, promove o acesso às mais modernas tecnologias, em especial às pequenas e médias empresas, e desenvolve Normas Técnicas para a fabricação de produtos com melhor qualidade.​